FAKE NEWS EM GRUPOS BOLSONARISTAS

A CONSTRUÇÃO DA CHINA COMO UMA AMEAÇA EXTERNA

  • Ana Tereza Lopes Marra de Sousa UFABC
  • Rafael Almeida Ferreira Abrão UFABC
  • Vitor Hugo dos Santos UFABC
  • Brenda Neris Gajus UFABC
Palavras-chave: China, Jair Bolsonaro, Fake News

Resumo

Em grupos de aplicativos de mensagens como o WhatsApp e o Telegram, a China se tornou alvo preferencial de teorias conspiratórias propagadas por apoiadores do governo de Jair Bolsonaro. Durante três meses, nos dedicamos a se inserir nestes grupos para coletar as mensagens propagadas por apoiadores da extrema direita a respeito de uma suposta ameaça que se materializa, por diversas vezes, na construção da China como uma ameaça externa. Buscamos analisar as principais teorias e ideias de extrema-direita que enquadram a China como inimiga nacional ou global e relacionar tais mensagens com o discurso político do governo brasileiro. Identificou-se a propagação de discurso de ódio e a criação de uma distopia sumarizada numa ameaça externa e autoritária imposta pela China – que nos estaria encaminhando para um futuro com privação de liberdade, aumento da desigualdade e desumanização. Conclui-se que a narrativa de ameaça externa inflama a base de apoiadores de Jair Bolsonaro e dissemina o medo de uma ameaça direta à vida e aos valores básicos da sociedade. Observa-se que a China foi utilizada como uma explicação fácil para os complexos problemas enfrentados pelo Brasil diante da crise econômica e da pandemia de Covid-19.

Biografia do Autor

Ana Tereza Lopes Marra de Sousa, UFABC

Doutora em Relações Internacionais pelo Programa “San Tiago Dantas” (UNESP/UNICAMP/PUC-SP), professora adjunta do Bacharelado de Relações Internacionais e do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da UFABC. Coordenadora do grupo de China do Observatório de Política Externa e Inserção Internacional do Brasil da UFABC (OPEB).

Rafael Almeida Ferreira Abrão, UFABC

Doutorando em Economia Política Mundial pela Universidade Federal do ABC (UFABC), membro do Observatório de Política Externa e Inserção Internacional do Brasil da UFABC (OPEB), bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e pesquisador no International Institute for Asian Studies (IIAS-Leiden University).

Vitor Hugo dos Santos, UFABC

Estudante de graduação no Bacharelado em Ciências e Humanidades pela Universidade Federal do ABC (UFABC) e membro do Observatório de Política Externa e Inserção Internacional do Brasil da UFABC (OPEB).

Brenda Neris Gajus, UFABC

Estudante de graduação no Bacharelado em Ciências e Humanidades e no Bacharelado em Relações Internacionais pela Universidade Federal do ABC (UFABC) e membro do Observatório de Política Externa e Inserção Internacional do Brasil da UFABC (OPEB). E-mail: brenda.gajus@gmail.com.

Publicado
2022-04-15