Donald J. Trump e a Ascensão Populista

Embates ideológicos nos EUA e seus desdobramentos e impactos na conjuntura política internacional

  • Ariel Finguerut Universidade Estadual de Campinas
  • Roberto Moll Universidade Federal Fluminense

Resumo

Este dossiê busca apresentar um balanço do fenômeno Donald Trump, abordando o caráter das políticas internas e externas de seu governo nesses dois últimos anos nos Estados Unidos. Esse projeto de caráter interdisciplinar nasceu dentro das atividades do Projeto Sem Diplomacia, da Universidade Estadual Paulista (UNESP) coordenado pelo professor Dr. Luis Fernando Ayerbe. Inicialmente, começou com os dois organizadores deste dossiê assumindo a tarefa de e acompanhar de forma sistemática as primárias e as eleições nos EUA. Todavia, ao longo de 2017, o projeto cresceu e se aproximou de outros pesquisadores, expandindo a área e a agenda de pesquisa.

Os artigos desse dossiê levantam questões para compreender o fenômeno Donald Trump.   Em termos ideológicos, em termos de mobilização política, em termos de política externa – quem ou o que – propõe Donald Trump? Trump é conservador? Populista? Manipula o eleitorado visando ganhar a todo custo?

Propõe uma guinada na política externa se apresentando como um “anti-Obama”?   Trump é o início de uma distopia já profetizada por autores como Sinclair Lewis, Aldous Huxley, George Orwell ou Philip Roth?

Biografia do Autor

Ariel Finguerut, Universidade Estadual de Campinas

Doutor em Ciência Política pela Unicamp, mestre em sociologia pela UNESP ( campus de Araraquara), pesquisador do Grupo de Trabalho Oriente Médio e Mundo Muçulmano da Universidade de São Paulo ( GT OMMM) , e do Projeto Sem Diplomacia – Uma  parceria entre o Instituto de Estudos Econômicos e Internacionais (IEEI) e a Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp. E-mail: arielfing@gmail.com

Roberto Moll, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (2007), graduação em Relações Internacionais pela Universidade Estácio de Sá (2007), mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense (2010) e doutorado em Relações Internacionais pelo PPGRI San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP, PUC-SP) (2015). Tem experiência na área de História e Relações Internacionais, com ênfase em História das Relações Internacionais; História das Ideias Políticas; História dos Estados Unidos; e História da América Central e Caribe. E-mail: roberto.moll@gmail.com

Publicado
2018-11-27