Trump e a América Latina

a política externa para Venezuela, Cuba e México

  • Alfredo Juan Guevara Martínez Programa de Pós Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas
  • Carolina Pedroso Unaerp
  • Marcela Franzoni Programa de Pós Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas
Palavras-chave: Donald Trump, América Latina, Política Externa

Resumo

Nas últimas décadas, a América Latina não ocupou lugar de destaque nos debates acerca da política externa dos Estados Unidos, mesmo com a participação estadunidense “Guerra as Drogas” no México e na Colômbia. Por isso, apareceu poucas vezes nos debates eleitorais, nas sombras da “Guerra ao Terror” e do envolvimento dos Estados Unidos no Oriente Médio. Todavia, durante a eleição presidencial de 2016, a relação dos Estados Unidos com a América Latina ganhou mais destaque. Donald Trump, ao trazer críticas ao papel dos Estados Unidos no fluxo global de capitais, mercadorias e mão de obra, atraiu as relações entre Estados Unidos e México para o centro do debate, principalmente no que concerne a imigração e as relações comerciais. Além disso, Donald Trump trouxe a baila as relações entre Estados Unidos e Venezuela, diante situação política no país sul americano, e reaproximação com Cuba, iniciada no governo antecessor de Barack Obama. Analisando promessas e ações políticas, este artigo escrito a seis mão tentará responder qual é o impacto do governo Trump na relação dos Estados Unidos com a Venezuela, Cuba e México, a fim de estabelecer possíveis prognósticos para as relações interamericanas nos próximos anos.

Biografia do Autor

Alfredo Juan Guevara Martínez, Programa de Pós Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas

Doutorando em Relações Internacionais no Programa de Pós Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP, PUC-SP)

Carolina Pedroso, Unaerp

Doutora em Relações Internacionais no Programa de Pós Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP, PUC-SP) e Professora de Relações Internacionais da Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP)

Marcela Franzoni, Programa de Pós Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas

Doutoranda em Relações Internacionais no Programa de Pós Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP, PUC-SP)

Publicado
2018-11-27