MULTIDISCIPLINARIDADE EM MANUEL CORREIA DE ANDRADE

  • Rafael Aubert de Araújo Barros UFA
  • Luiz Eduardo Simões de Souza UFMA
Palavras-chave: Multidisciplinaridade, Manuel Correia de Andrade, História Econômica

Resumo

Manuel Correia de Oliveira Andrade (1922 – 2007), geógrafo, historiador e cientista social pernambucano produziu uma vasta obra científica que ainda hoje é estudada por acadêmicos de diversos ramos das ciências sociais. Sua obra transita pela Geografia, Economia, História e Sociologia, de maneira a construir uma visão única da formação das sociedades e economias nordestinas. Esse caráter multidisciplinar faz parte de seu método, que propunha uma ciência social unificada e abrangente. O presente trabalho tem o objetivo de apresentar e inserir essa proposta metodológica de Andrade dentro do desenvolvimento das ciências sociais em sua época. Para tanto, este texto inicia-se explanando os rumos das transformações das Ciências Sociais contrastando as interpretações de estudiosos com a visão de Andrade. A seguir, é analisado o caráter multifacetado e diversificado da obra de Andrade. Na última seção, tecem-se algumas considerações sobre o lugar de Manuel Correia na Historiografia e Geografia Econômica.

Biografia do Autor

Rafael Aubert de Araújo Barros, UFA

Mestre em História Econômica pela Universidade de São Paulo. Economista pela Universidade Federal de Alagoas. E-mail: aubertbarrosfinan@hotmail.com.

Luiz Eduardo Simões de Souza, UFMA

Professor Associado da Universidade Federal do Maranhão. Doutor em História Econômica pela Universidade de São Paulo. Docente dos programas de pós-graduação em História e Desenvolvimento Socioeconômico da UFMA. E-mail: luizedusouza@gmail.com.

Publicado
2021-08-31