A NECESSIDADE DE PROCURAR UM ACORDO CIENTÍFICO-TECNOLÓGICO ENTRE A REPÚBLICA POPULAR DA CHINA E OS PAÍSES DA AMÉRICA LATINA

  • José Luis Valenzuela Centro de Estudios Latinoamericanos sobre China (UNAB, Chile)
Palavras-chave: Ciencia, Tecnologia, América Latina, África, China

Resumo

O mundo avança aceleradamente em direção a uma nova ordem global que, impulsionada pelo desenvolvimento de uma revolução científico-tecnológica com características altamente disruptivas, gera uma nova sociedade na qual os países líderes se diferenciam ainda mais dos países atrasados, repetindo e ampliando um fenômeno similar ao que ocorreu na época da Primeira Revolução Industrial. Nossa análise mostra que tanto a América Latina quanto a África são continentes atrasados e que há uma necessidade urgente de buscar um salto na capacidade de desenvolvimento da ciência e tecnologia. Desta forma, uma torna-se desejável a adoção de estratégias sinergéticas dentro de cada continente e entre os dois continentes. No entanto, a magnitude do desafio torna necessário buscar uma associação com atores de alto nível desenvolvimento, entre os quais a República Popular da China se destaca como um parceiro altamente desejável.

Biografia do Autor

José Luis Valenzuela, Centro de Estudios Latinoamericanos sobre China (UNAB, Chile)

Doctor en Estudios Americanos (USACH, Chile), pos-doctor en Relaciones Internacionales (UNESP, Sao Paulo, Brasil), profesor asociado al Centro de Estudios Latinoamericanos sobre China (UNAB, Chile)

Publicado
2019-06-02