AS RELAÇÕES CONTEMPORÂNEAS CHINA-AMÉRICA LATINA

O GIRO AO PACÍFICO

  • Lucas Gualberto do Nascimento Universidade de Frankfurt
  • Mônica Esmeralda Bruckmann Maynetto Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo

Ao longo principalmente do século XXI, em um cenário de abertura econômica desde a década de 1990, as relações entre a República Popular da China e os países da América Latina e do Caribe (ALC) se desenvolveram significativamente. Câmbios econômicos substanciais levaram tais relações a níveis estratégicos. Os líderes chineses propõem novas políticas e configurações para as relações político-econômicas entre a China e a região, definidas como de "alto nível", em uma conjuntura global de mudanças estratégicas e novas configurações geopolíticas.

Este artigo analisará, a partir de fontes bibliográficas como relatórios governamentais e acadêmicos, o desenvolvimento das relações ALC-China, principalmente no que tange à China-CELAC e ao projeto One Belt, One Road (OBOR) de infra-estrutura e cooperação, o qual propõe o aprofundamento das trocas comerciais e a mudança do pivô geopolítico da região para o Pacífico. Ademais, as reações e subsequentes retiradas dos Estados Unidos à presença chinesa na região também serão analisadas, principalmente a partir da proposta do Acordo de Cooperação Econômica Transpacífica, ou TPP em inglês.

Finalmente, a partir da lógica da geopolítica crítica de Agnew e suas considerações sobre o poder hegemônico, serão analisadas as possíveis mudanças estratégicas na América Latina em relação aos câmbios geopolíticos e hegemônicos globais, frente a diferentes oportunidades de associações interestatais, trocais comerciais e de desenvolvimento econômico como motores de desenvolvimento social para a região.

Biografia do Autor

Lucas Gualberto do Nascimento, Universidade de Frankfurt

Mestrando em estudos asiáticos na Universidade de Frankfurt

Mônica Esmeralda Bruckmann Maynetto, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Ciência Política pela Universidade Federal Fluminense (UFF).Professor do Departamento de Ciência Política e do programa de Pós-graduação de História Comparada –PPGHC da UFRJ.

Publicado
2019-06-02