Mudanças na estratégia de inserção internacional do Brasil no início do século XXI

relações comerciais

  • Maria de Fátima Silva do Carmo Previdell Universidade Federal do Maranhão
  • Luiz Eduardo Simões de Souza Universidade Federal do Maranhão
  • Rodolfo Francisco Soares Nunes Universidade Federal do Maranhão
Palavras-chave: Relações comerciais, Brasil-China, Brasil-EUA

Resumo

A inserção brasileira no cenário internacional, e suas relações comerciais, em particular, são o assunto deste artigo que procura demonstrar as mudanças ocorridas no século 21. Os primeiros 15 anos do novo século assistiram ao aumento da participação brasileira no cenário internacional multipolar com aproximação crescente com a China. Após o golpe de Estado ocorrido em 2016, o país mudou tal estratégia e passou a alterar suas prioridades em relação aos principais parceiros no setor do comércio externo, se posicionando como representante dos interesses dos Estados Unidos da América na América Latina.

Biografia do Autor

Maria de Fátima Silva do Carmo Previdell, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em História Econômica pela Universidade de São Paulo, professora adjunta do Departamento de Economia e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Contato: fatprevi@gmail.com

Luiz Eduardo Simões de Souza, Universidade Federal do Maranhão

Doutor em História Econômica pela Universidade de São Paulo (USP), professor associado do Departamento de Economia e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Contato: luizedusouza@gmail.com

Rodolfo Francisco Soares Nunes, Universidade Federal do Maranhão

Economista e contador, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico da Universidade Federal do Maranhão – PPGDSE/UFMA. Contato: rodolfofsn@gmail.com

Publicado
2019-12-28